DATA-LIMITE PARA ENVIO DOS TEXTOS: 10 DE ABRIL DE 2019 (ENCERRADO)

 

RESISTÊNCIA AFROLITERÁRIA: CONTINUIDADES
condições de participação 

 

Objetivo: 
Este projeto tem o objetivo de propor maior visibilidade para a literatura afro-brasileira, especialmente para a produção de jovens escritorxs, por meio da publicação de livros que darão continuidade a propostas que já vêm sendo executadas há muito tempo, como os Cadernos Negros, do Quilombhoje Literatura. Desse modo, pretende-se também estimular o conhecimento e a reflexão, estimulando-se o hábito da leitura. O projeto é de iniciativa de Márcio Barbosa e será realizado pela Bantu Cultural, pelo coletivo Afrojovem e pelo Quilombhoje com apoio do Proac.


Gênero:
Poderão ser enviados poemas ou contos, conforme abaixo:

  1. O que é conto? Para ajudar a refletir, vamos relembrar aqui uma definição: "O conto caracteriza-se por ser uma narrativa curta, um texto em prosa que dá o seu recado em reduzido número de páginas ou linhas". Apresenta como sua maior qualidade os fatores concisão e brevidade. Deve produzir, em quem o lê, um efeito de impacto. Esse efeito tanto pode resultar da natureza insólita do que foi contado, da feição surpreendente do episódio ou do modo como foi contado. Esta brevidade, porém, não pode comprometer a qualidade do texto, que deve cumprir o seu papel junto ao leitor." (Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/theory-criticism/1631545-que-é-conto/). 
    Como sempre: forma, conteúdo, sonoridade, expressão. No nosso caso, expressão dos múltiplos aspectos da experiência afro contemporânea (as emoções, os desejos, as alegrias, as tristezas, a raiva, o humor, os ideais etc.), o que vem sendo feito ao longo dos anos, mas pode ser ampliado. Que os personagens tenham a nossa cara. O racismo é uma realidade, mas nossa vivência vai além disso. O racismo deve ser denunciado, combatido, extirpado, mas nossa vivência é múltipla (risos e rosas, lágrimas e espinhos, amor e ódio, e tudo que vive entre esses polos). Há vários aspectos da nossa vivência que podem ser abordados, e é essa vivência ampla e inconfundível, é esse aspecto único que queremos. Conto não é crônica, conto é ficção, crônica é um texto mais jornalístico.
  2. O que é poema? Poema pode ser definido como uma obra literária apresentada geralmente em versos, misturando som, imagem e significado. Para Aimé Césaire, a poesia é “o mergulho na verdade do ser”. Segundo Maya Angelou, para escrever um poema “você não pode ter medo de sua própria humanidade”. A poesia está fortemente relacionada com a música. Tal como na música, o ritmo tem uma importância central. Rimas internas e os sons das palavras também desempenham papéis fundamentais. É isso: conteúdo, forma, sonoridade, musicalidade, imagens, ritmo... Há pensamentos e sentimentos tão inconfessos, originais, universais que só podem vir ao mundo por meio da poesia. É importante notar que a poesia, quando falada, pode ganhar um brilho que nem sempre fica evidente no papel. É bom prestar atenção em como se comporta a poesia escrita. Temas são: amor/dora superação, as vitórias, as risadas, a beleza, a sensualidade, a ancestralidade. Frustração e felicidade fazem parte da vida de todos.

 

Envio de textos:
- Para se inscrever acesse o formulário de inscrição no link abaixo:
https://form.jotformz.com/90194466042658

- Os textos devem ser enviados na lauda padrão. Link para lauda padrão:
http://www.quilombhoje.com.br/LaudaPadraoAntologiaAfroJovem.docx

- Data-limite de envio de textos: 10/04/2019

- Cada autor(a) irá submeter textos a um processo de avaliação do qual participarão críticxs de literatura, professorxs e leitorxs. O processo se dará do seguinte modo:

  1. Cada autor(a) poderá enviar texto para somente um dos dois gêneros:
  2. um conto de 2 (duas) até 7 (sete) laudas, ou
  3. até 5 (cinco) laudas de poemas.

 

Sobre a participação: 
- Poderão participar jovens de 16 a 24 anos que se autodeclarem negrxs / pretxs / afro-brasileirxs;
- Cada autor(a) poderá participar com obra (que deverá ser inédita em livro) em um único gênero.
- Os textos deverão ser enviados na lauda padrão e cada autor(a) deverá preencher a ficha de cadastro cujos links estão nesta página.
- Ao enviar os textos, autores e autoras devem adotar um pseudônimo.
- Os textos passarão por um processo de avaliação. No entanto, antes da publicação, os textos poderão passar por uma revisão dxs autorxs. 
- A participação nos projetos não acarretará nenhum custo aos participantes. 
- Cada autor(a) selecionado(a) receberá 10 (dez) exemplares do livro publicado. 
- Ao participar da antologia, autorxs autorizam a publicação de sua obra, abdicando de qualquer remuneração sobre ela.
- Ao enviar a obra, cada autor(a) reconhece que ela é original e de sua autoria.
- Além dos textos, cada autor(a) deverá enviar também foto e uma minibiografia.

 

Cronograma 
- Data-limite para envio dos textos: 10/04/2019 

 

Observações Gerais: 
- Em caso de dúvidas, escreva para o e-mail bantucultural@gmail.com
- Todas as dúvidas e casos omissos serão analisados pela coordenação do projeto e sua decisão será irrecorrível. 
- A equipe reserva-se o direito de alterar qualquer item desta antologia, bem como interrompê-la, se necessário for, fazendo a comunicação expressa para os participantes.